Revista Sofia - UFES
Foco e Escopo
A Revista Sofia (ISSN: 2317-2339), vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Universidade Federal do Espírito Santo, publica artigos inéditos, traduções e resenhas na área de Filosofia, de autoria de professores e pesquisadores doutorandos ou com títulos de mestre ou doutor. Desta forma, visa contribuir para o debate na comunidade filosófica nacional e internacional. A publicação tem periodicidade semestral, com números previstos para os meses de julho e dezembro. O material inclui dossiês temáticos, artigos de fluxo contínuo e resenhas. Serão aceitos trabalhos originais em línguas portuguesa, inglesa, francesa, espanhola, italiana ou alemã.
Processo de Avaliação pelos Pares
A revista segue o sistema de double blind review, ou seja, de dois pareceristas anônimos para analisar cada artigo, resenha ou tradução propostos. No caso de pareceres com resultados contraditórios, a submissão será encaminhada a um terceiro parecerista anônimo.
Previamente, os originais são encaminhados ao Conselho Editorial da revista, que poderá recusar a submissão caso ela não atenda ao Foco e Escopo da publicação.
Os pareceres são emitidos por especialistas com titulação de doutor na área do trabalho submetido e que fazem parte do corpo de avaliadores; caso o especialista na temática em questão não conste de nosso sistema de avaliadores, a revista solicitará parecer ad hoc.
As recomendações dos pareceres são de "aceitação", "recusa" ou "aceitação mediante revisões", justificados mediante quesitos objetivos e qualitativos presente em nosso formulário de avaliação.
É atribuição do Conselho Editorial acatar ou não as recomendações dos pareceristas e encaminhar eventuais pedidos de reformulação aos autores e autoras.
No caso de rejeição da proposta, os editores emitirão a justificativa e, em caso de aceitação condicionada a revisões, o(a) autor(a) receberá as recomendações e um prazo para atender às solicitações do Conselho Editorial.
O Editor-gerente responderá aos autores e autoras eventuais dúvidas sobre o processo de submissão, em quaisquer de suas etapas.
Periodicidade
A Revista Sofia tem publicação bianual, com lançamento de dois volumes correspondentes aos dois semestres.
Os prazos para envio de trabalhos para os dossiês são divulgados na seção Notícias e em veículos de comunicação apropriados. Para as demais contribuições, artigos de fluxo contínuo, resenhas e traduções, a submissão pode ser feita em qualquer período do ano.
Política de Acesso Livre
A Sofia oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização do conhecimento.
Além disso, permite a cópia, distribuição, download e uso para fins não comerciais de todo seu material publicado.
Todos os trabalhos são publicados sob a licença Creative Commons - Atribuição Não-comercial 4.0 Internacional.
A política de publicação, armazenamento e indexação dos artigos em repositórios nacionais e internacionais serão realizados nas seguintes condições:
1. O(a)s autore(a)s concedem à revista do direito de publicar seus trabalhos inéditos, licenciados em Creative Commons,
2. O(a)s autore(a)s autorizam o armazenamento do pós-print, ou seja, a versão do artigo efetivamente publicado, em formato PDF; o armazenamento de repositórios é feito logo após a publicação.
3. É permitido aos autore(a)s a distribuição e publicação de seus trabalhos (em sites, repositórios ou na forma de capítulos de livros) com o devido reconhecimento da Revista Sofia como sua publicação original.
REVISTA SOFIA
A Revista Sofia é um periódico vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Universidade Federal do Espírito Santo, de periodicidade semestral, em atividade contínua desde 2012. A revista publica textos inéditos de pesquisadores nacionais e estrangeiros, de modo a contribuir com o debate na comunidade filosófica.
Qualis CAPES – B1
Área: Filosofia
Quadriênio: 2013-2016
Termos de isenção para autore(a)s
A Revista Sofia não cobra nenhuma taxa do(a)s autore(a)s por trabalhos submetidos à avaliação e, eventualmente, publicados, bem como pela sua distribuição ou download por terceiros.
Histórico do periódico
Sofia é uma publicação eletrônica iniciada em 2012 e vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Universidade Federal do Espírito Santo. É uma continuidade da revista impressa Sofia, publicada desde 1995 pelo Departamento de Filosofia da Universidade do Espírito Santo. De caráter acadêmico, propõe-se a publicar dossiês temáticos, artigos, traduções e resenhas de pesquisadores da área de Filosofia.
Sofia v. 5, n. 1 (2016): Dossiê Filosofia & Psicanálise
Editorial
Claudia Murta
Os anormais do século XXI: usuários de crack e políticas públicas de segurança e saúde
Suely Aires
Sobre o Real das ruas
Sergio Augusto Franco Fernandes
Considerações de Freud sobre a guerra e a morte, sob o prisma das disposições filogenéticas
Fernanda Silveira Corrêa
O corpo entre o empreendedorismo de si e as patologias contemporâneas do gozo
Julio Cesar Lemes de Castro
Psicanálise e Arte como discursos do real: estudos sobre o corpo
Ivan Ramos Estevão
Psicanálise e arte em Freud segundo Paul Ricoeur: a guerra faz sublimar?
Luiz Roberto Monzani, Weiny César Freitas Pinto
A estética Freudiana
Janaina Namba
Psicanálise e Ciências, em conflito? Algumas questões filosóficas
Carlota Ibertis
Sobre a cientificidade do discurso psicanalítico: uma análise introdutória
Ana Carolina Soliva Soria
O sonho de ciência de Lacan
João José R. Lima de Almeida
Da lei à transgressão:A ética da psicanálise revista em Antígona e n’A Filosofia na alcova
Maria Cristina de Tavora Sparano; Manfred Rommel Pontes Viana Mourão
Memórias de Paz e de Guerras em The Gift (O Dom) de H.D. (Hilda Doolittle)
Michael A. Soubbotnik
A identificação, o sujeito e a realidade. Uma abordagem entre a filosofia kantiana e a psicanálise freudiano-lacaniana
Daniel Omar Perez
La carne del feto. Riflessioni sul prenatale attraverso Merleau-Ponty
Fabio Di Clemente
Considerações Acerca da Verdade na Hermenêutica Filosófica de Hans G. Gadamer
Luis Fernando dos Santos Souza
Lacan héritier de Freud? Quelques réflexions sur la perversion chez Freud et Lacan
Phillipe Van Haute; Claudia Murta