EM TORNO DO CONCEITO DE ARTE DE THEODOR ADORNO: ECOS DA DIALÉTICA DO ESCLARECIMENTO NA TEORIA ESTÉTICA
Síntese - Revista de Filosofia v. 49, n.154 • Síntese - Revista de Filosofia
Autor: Sara Juliana Pozzer da Silveira
Resumo:
O presente trabalho procura mostrar que apesar das imensas diferenças entre as obras Dialética do Esclarecimento e Teoria Estética, a sofisticada concepção de arte de Theodor Adorno na Teoria Estética deve muito à Dialética do Esclarecimento, ou seja, se realiza a partir de pressupostos desenvolvidos nessa. Por exemplo, um dos pressupostos fundamentais da Dialética do Esclarecimento é que a origem da arte foi o resultado da separação entre a práxis mimética, situada na pré-história, e a práxis cujo núcleo central é o esclarecimento como domínio da natureza, situada na história. Essa dicotomia não foi abandonada na Teoria Estética, ao contrário, essa obra utiliza dessa separação para desenvolver seus principais conceitos.
Abstract:
The present work seeks to show that despite the great differences between the Dialectics of the Enlightenment and the Aesthetic Theory, Theodor Adorno's elaborate conception of art in the Aesthetic Theory is indebted to the Dialectics of the Enlightenment, that is, it is carried out based on the assumptions developed in it. For example, one of the fundamental assumptions of Enlightenment Dialectics is that the origin of art was the result of the separation between mimetic praxis, situated in prehistory, and praxis whose central core is lighting as a domain of nature, situated in history. This dichotomy was not abandoned in the Theory of Aesthetics, on the contrary, this work uses this separation to develop its main concepts.
ISSN: 0103-4332
DOI: 10.20911/21769389v49n154p347/2022
Texto Completo: https://www.faje.edu.br/periodicos/index.php/Sintese/article/view/4783/4874
Palavras-Chave: Estética. Expressão. Alegoria. Natureza.Reconciliação