Articulações entre verdade e subjetividade nos últimos estudos de Michel Foucault: sobre a separação entre verdade e espiritualidade

v. 4, n. 1 (2012) • Synesis: Revista do Centro de Teologia e Humanidades da Universidade Católica de Petrópolis

Autor: Daniel Verginelli Galantin

Resumo:

Neste artigo procuramos apresentar algumas características concernentes à vinculação entre verdade e subjetividade nos estudos de Michel Foucault realizados durante a década de 1980. Para isso iniciamos com uma breve introdução onde apresentamos o novo eixo das pesquisas de nosso autor, as técnicas de si. Em seguida nos concentramos em algumas aulas do curso Hermenêutica do Sujeito onde Foucault aponta para uma separação entre filosofia e espiritualidade no decorrer da história da filosofia, separação que tem como marco emergência da teologia. Após fazermos uma breve contraposição entre o modo como se articulam verdade e sujeito nos estudos de Foucault (realizados na década de 1970) sobre a época moderna, em comparação com as filosofias clássica e helênicas, defendemos que tal separação entre filosofia e espiritualidade pode ser tomada como um dos pontos significativos a partir dos quais podemos entender a articulação entre verdade e subjetividade nos últimos estudos de Foucault.

Texto Completo: http://seer.ucp.br/seer/index.php/synesis/article/view/186

Palavras-Chave: Foucault, verdade, subjetividade,ética

Synesis: Revista do Centro de Teologia e Humanidades da Universidade Católica de Petrópolis

Synesis, revista do Centro de Teologia e Humanidades da Universidade Católica de Petrópolis, é um veículo eletrônico de divulgação da pesquisa e da produção acadêmica e científica na área da filosofia, com publicação semestral.

As diretrizes editoriais da Synesis seguem o padrão do Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas (SEER), estabelecido pelo IBICT a partir da plataforma Open Journal System (OJS), desenvolvida pelo Public Knowledge Project da Columbia University.

A partir de 2017, a Synesis publicará somente artigos inéditos de autores com doutorado ou em doutoramento, que submetem suas contribuições eletronicamente e aceitam as diretrizes da revista quanto à avaliação das contribuições por dois pareceristas às cegas (double blind peer-review), conforme explicitado na seção "Processo de Avaliação Pelos Pares". Os artigos dos demais autores só serão avaliados se forem em co-autoria com doutores.

Este periódico não cobra taxas para receber, avaliar ou publicar os documentos (artigos, traduções, etc.) submetidos à apreciação do seu Conselho Editorial.