Neoliberalismo e universidade pública contemporânea: contribuições da crítica de Wendy Brown
vol. 48, n. 4 • Trans/Form/Ação: Revista de Filosofia da Unesp
Autor: Franciele Bete Petry
Resumo:
Dentre as diferentes abordagens para se analisar o neoliberalismo e seus impactos sobre o ensino superior, especialmente sobre as universidades públicas contemporâneas, o presente texto trata da perspectiva defendida por Wendy Brown. A interpretação do neoliberalismo como uma racionalidade política é apresentada pela autora, em seus primeiros escritos acerca do tema, nos anos 2000, e ganha destaque em sua obra Undoing the Demos: Neoliberalism’s Stealth Revolution, publicada em 2015. A importância do diagnóstico de Brown para o campo da Educação reside na possibilidade de aprofundar a reflexão sobre o modo como o desenvolvimento do neoliberalismo impacta a organização, o funcionamento e as finalidades das universidades contemporâneas, para além das implicações mais evidentes vinculadas à esfera econômica. Sobretudo, seu diagnóstico permite compreender a profunda transformação em curso que promove uma ruptura gradual do vínculo entre as universidades públicas e a democracia. O artigo analisa criticamente a leitura de Brown, apresentando sua concepção sobre o neoliberalismo, bem como algumas mudanças de diagnóstico importantes, especialmente durante o período dos anos 2000 a 2015. Além disso, o texto explora as tensões presentes no diagnóstico de Brown, considerando sua defesa do neoliberalismo como racionalidade política e o entrelaçamento entre universidade pública e democracia.
ISSN: 1980-539X
DOI: https://doi.org/10.1590/0101-3173.2025.v48.n4.e025052
Texto Completo: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/transformacao/article/view/16818
Palavras-Chave: Wendy Brown, Neoliberalismo, Educação, Ensino superior, Universidade pública, Democracia

Trans/Form/Ação: Revista de Filosofia da Unesp
A Trans/Form/Ação (Qualis A1) é uma revista vinculada ao Departamento de Filosofia e Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Unesp. Com submissão e publicação em fluxo contínuo, tem por objetivos publicar artigos de filosofia (ou de relevância filosófica) e promover debate e interlocução de ideias e textos entre pesquisadoras/es do Brasil e do Exterior. Os textos submetidos são avaliados na modalidade revisão por pares duplo-cego.
Além do Portal de Periódicos da FFC, a revista está indexada em bases como SciELO, Redalyc, Web of Science, Scopus, Redib, Diadorim, Ebsco, Google Scholar, Latinrev, Latindex, DOAJ, Philpapers, Clase, Academia.edu. A revista também nas redes sociais Facebook e Instagram.