A cultura da história em quadrinhos de He Youzhi sob a perspectiva da filosofia histórica de Toynbee

vol. 48, n. 5 • Trans/Form/Ação: Revista de Filosofia da Unesp

Autor: Yujie Shi

Resumo:

Este artigo combina métodos de análise de caso para analisar a reflexão de He Youzhi sobre a realidade social e a integração de valores tradicionais e modernos, em sua criação de histórias em quadrinhos, por meio de técnicas narrativas históricas. O objetivo é explorar como os artistas usam suas obras enquanto um meio para herança cultural e reflexão histórica, em contextos históricos específicos. A teoria de "Desafio e Resposta" de Toynbee fornece uma estrutura importante para entender as criações de He Youzhi, a qual sustenta que o crescimento da civilização decorre da resposta bem-sucedida a desafios internos e externos. A ênfase é colocada no papel dos artistas no contexto histórico e sua responsabilidade pela herança cultural. Os resultados da pesquisa indicam que as histórias em quadrinhos de He Youzhi não são apenas uma apresentação de arte visual, mas também um portador de pensamento histórico e reflexão cultural. Reinterpretar as histórias em quadrinhos de He Youzhi pode ajudar a promover a disseminação e o intercâmbio cultural, e fazê-las brilhar com novo brilho, em um novo contexto cultural.

ISSN: 1980-539X

DOI: https://doi.org/10.1590/0101-3173.2025.v48.n5.e025048

Texto Completo: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/transformacao/article/view/16961

Palavras-Chave: He Youzhi, História em quadrinhos, Arnold Joseph Toynbee, Filosofia histórica, Patrimônio cultural, Inovação artística, Inovação cultural

Trans/Form/Ação: Revista de Filosofia da Unesp

A Trans/Form/Ação (Qualis A1) é uma revista vinculada ao Departamento de Filosofia e Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Unesp. Com submissão e publicação em fluxo contínuo, tem por objetivos publicar artigos de filosofia (ou de relevância filosófica) e promover debate e interlocução de ideias e textos entre pesquisadoras/es do Brasil e do Exterior. Os textos submetidos são avaliados na modalidade revisão por pares duplo-cego.

Além do Portal de Periódicos da FFC, a revista está indexada em bases como SciELORedalycWeb of Science, Scopus, Redib, Diadorim, Ebsco, Google Scholar, LatinrevLatindex, DOAJ, Philpapers, ClaseAcademia.edu. A revista também nas redes sociais Facebook e Instagram.