As características de arte visual dos leques de exportação da Dinastia Qing chinesa na perspectiva cultural e filosófica
vol. 48, n. 5 • Trans/Form/Ação: Revista de Filosofia da Unesp
Autor: Yuting Li; Yingli Yang; Kailin Huang
Resumo:
Os leques de exportação da Dinastia Qing resultaram de trocas culturais dos séculos 18 e 19, entre o Oriente e o Ocidente. Sua singularidade deriva do desenvolvimento de uma cultura de arte focada na exportação, durante as dinastias Ming e Qing, e do advento do comércio Leste-Oeste, na era da globalização. Esses leques misturam significado cultural e comercial, justificando uma pesquisa extensa. Este trabalho emprega um método de revisão da literatura e observação, utilizando-se da forma estética concernente ao conceito filosófico como sua lógica básica, para analisar visualmente uma gama de fãs de exportação. A pesquisa estética cultural está mudando da intersubjetividade para a interculturalidade. A estética visual, na filosofia cultural, mantém a universalidade, agora expressa como universalidade intercultural, sugerindo que a pesquisa chinesa está se movendo para uma perspectiva de filosofia cultural, indicando uma evolução necessária na estética visual.
ISSN: 1980-539X
DOI: https://doi.org/10.1590/0101-3173.2025.v48.n5.e025055
Texto Completo: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/transformacao/article/view/16845
Palavras-Chave: Filosofia da Cultura, Cultura chinesa, Estética Visual, Dinastia Qing, Fan de Exportação

Trans/Form/Ação: Revista de Filosofia da Unesp
A Trans/Form/Ação (Qualis A1) é uma revista vinculada ao Departamento de Filosofia e Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Unesp. Com submissão e publicação em fluxo contínuo, tem por objetivos publicar artigos de filosofia (ou de relevância filosófica) e promover debate e interlocução de ideias e textos entre pesquisadoras/es do Brasil e do Exterior. Os textos submetidos são avaliados na modalidade revisão por pares duplo-cego.
Além do Portal de Periódicos da FFC, a revista está indexada em bases como SciELO, Redalyc, Web of Science, Scopus, Redib, Diadorim, Ebsco, Google Scholar, Latinrev, Latindex, DOAJ, Philpapers, Clase, Academia.edu. A revista também nas redes sociais Facebook e Instagram.