A estética livre da filosofia oriental, a criação artística e a influência da filosofia oriental na arte visual contemporânea
vol. 48, n. 5 • Trans/Form/Ação: Revista de Filosofia da Unesp
Autor: Zhong Wu
Resumo:
Este artigo discute o papel-chave da filosofia oriental na formação de conceitos estéticos contemporâneos e revela sua influência na criação artística. A sabedoria oriental persegue a paz interna, inspirando artistas a quebrar os arcos da tradição e a explorar novas formas e expressões de arte. Através de pesquisas profundas sobre a filosofia oriental, este texto fornece uma nova perspectiva para se reexaminar a relação entre natureza e beleza, salientando que a natureza não só tem atributos materiais, mas também carrega estética profunda e significado da vida. Por meio de exemplos, este trabalho mostra a incorporação concreta da ideia taoísta da "unidade do céu e do homem" em artes visuais, como pintura e escultura. Foi descoberto que o conceito de "unidade do céu e do homem", na filosofia oriental, é a força principal da liberdade estética na criação de arte contemporânea. Ele revela como a filosofia oriental forma profundamente a prática artística, propicia visões únicas na interação entre filosofia e arte, e estabelece uma sólida base para pesquisa em campos relacionados.
ISSN: 1980-539X
DOI: https://doi.org/10.1590/0101-3173.2025.v48.n5.e025056
Texto Completo: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/transformacao/article/view/16978
Palavras-Chave: Saúde Oriental, Prática Artística Contemporânea, Essência da Beleza, Valores estéticos, Sistema Filosófico

Trans/Form/Ação: Revista de Filosofia da Unesp
A Trans/Form/Ação (Qualis A1) é uma revista vinculada ao Departamento de Filosofia e Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Unesp. Com submissão e publicação em fluxo contínuo, tem por objetivos publicar artigos de filosofia (ou de relevância filosófica) e promover debate e interlocução de ideias e textos entre pesquisadoras/es do Brasil e do Exterior. Os textos submetidos são avaliados na modalidade revisão por pares duplo-cego.
Além do Portal de Periódicos da FFC, a revista está indexada em bases como SciELO, Redalyc, Web of Science, Scopus, Redib, Diadorim, Ebsco, Google Scholar, Latinrev, Latindex, DOAJ, Philpapers, Clase, Academia.edu. A revista também nas redes sociais Facebook e Instagram.