Pulsão e dimensão: Heidegger e a estrutura da aptidão orgânica

vol. 41 n. 3 (2018) • Trans/Form/Ação: Revista de Filosofia da Unesp

Autor: Róbson Ramos dos Reis

Resumo:

Nos Conceitos fundamentais da metafísica, Heidegger esboçou uma ontologia da vida que concebe os animais e as plantas como totalidades relacionais compostas por aptidões, complexidade orgânica e relação ao ambiente. A estrutura da aptidão é apresentada como formalmente determinada pelo fenômeno da pulsão (Trieb). Tal determinação concede à aptidão a característica de uma dimensão em sentido formal. Nesse artigo, realizo uma análise da dimensionalidade orgânica a partir de dois aspectos da dimensão enquanto tal: a travessia de algo para algo e o domínio de regra para a acolhida de uma multiplicidade. Esses aspectos proporcionam o marco para examinar a dimensionalidade da aptidão pulsional. Da análise resulta que o traço dimensional das aptidões compromete a ontologia da vida com a aceitação de características como não fixidez, desenvolvimento plástico e relacionalidade ao ambiente e a si mesmo.

ISSN: https://doi.org/10.1590/0101-3173.2018.v41n3.10.p191

Texto Completo: http://www2.marilia.unesp.br/revistas/index.php/transformacao/article/view/6845

Palavras-Chave: Heidegger, Vida,Aptidão,Pulsão,Dimensão,Regra

Trans/Form/Ação: Revista de Filosofia da Unesp

A Trans/Form/Ação (Qualis A1) é uma revista vinculada ao Departamento de Filosofia e Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Unesp. Com submissão e publicação em fluxo contínuo, tem por objetivos publicar artigos de filosofia (ou de relevância filosófica) e promover debate e interlocução de ideias e textos entre pesquisadoras/es do Brasil e do Exterior. Os textos submetidos são avaliados na modalidade revisão por pares duplo-cego.

Além do Portal de Periódicos da FFC, a revista está indexada em bases como SciELORedalycWeb of Science, Scopus, Redib, Diadorim, Ebsco, Google Scholar, LatinrevLatindex, DOAJ, Philpapers, ClaseAcademia.edu. A revista também nas redes sociais Facebook e Instagram.