Da materialidade às metáforas bem-sucedidas: reflexões sobre as transformações materiais e representativas do corpo biológico

vol. 41 n. 3 (2018) • Trans/Form/Ação: Revista de Filosofia da Unesp

Autor: Tatiana Gomes Rotondaro

Resumo:

A partir de uma análise sobre a utilização das biotecnologias médicas, este artigo pretende compreender como a disseminação de uma lógica e um discurso “informacional” na área de saúde mascaram as intervenções médicas efetuadas no corpo humano. Argumentamos que frequentemente as práticas biotecnológicas são tratadas como relações linguísticas, como se não fossem operações de carne e sangue realizadas nos corpos. Para abordar a forma como essa lógica se processa, encontraremos nesse artigo uma breve discussão sobre como as disputas em torno do que são, e como operam os genes, acabam por reforçar um paradigma informacional, ainda que tal resolução não seja amparada pelas evidências empíricas. 

DOI: https://doi.org/10.1590/0101-3173.2018.v41n3.11.p213

Texto Completo: http://www2.marilia.unesp.br/revistas/index.php/transformacao/article/view/5069

Palavras-Chave: Biotecnologias médicas,, Corpo,Informação,Teo

Trans/Form/Ação: Revista de Filosofia da Unesp

A Trans/Form/Ação (Qualis A1) é uma revista vinculada ao Departamento de Filosofia e Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Unesp. Com submissão e publicação em fluxo contínuo, tem por objetivos publicar artigos de filosofia (ou de relevância filosófica) e promover debate e interlocução de ideias e textos entre pesquisadoras/es do Brasil e do Exterior. Os textos submetidos são avaliados na modalidade revisão por pares duplo-cego.

Além do Portal de Periódicos da FFC, a revista está indexada em bases como SciELORedalycWeb of Science, Scopus, Redib, Diadorim, Ebsco, Google Scholar, LatinrevLatindex, DOAJ, Philpapers, ClaseAcademia.edu. A revista também nas redes sociais Facebook e Instagram.