A forma lógica da linguagem religiosa e ética
vol. 41, n.4 (2018) • Trans/Form/Ação: Revista de Filosofia da Unesp
Autor: John Bolender
Resumo:
Este artigo procura avançar rumo a um conceito mais satisfatório da forma lógica de expressões verbais de valores morais e crenças religiosas. Com este propósito, a noção de Satzsystem de Wittgenstein é associada a avanços posteriores na teoria da mensuração. No conceito do Satzsystem, uma proposição elementar isolada não tem uma forma lógica. Em vez disso, ela pertence a um sistema que apresenta a forma, e a forma do sistema é determinada pelos tipos de escalas de medição que definem cada uma de suas dimensões. Em outras palavras, a forma lógica é entendida holisticamente em termos do sistema de proposições dado, e não atomisticamente em termos de uma proposição elementar isolada. Considerando que a linguagem religiosa absoluta e a linguagem ética absoluta não contam com nenhum conteúdo fatual, elas correspondem a um tipo de escala de medida que não transmite informação alguma. Defendo que uma escala dessas, de fato, tem seu lugar na teoria da mensuração, como caso-limite da escala, análoga ao zero em meio aos números cardinais. Em outras palavras, um Satzsystem religioso ou ético teria no mínimo uma dimensão, definida por uma escala de caso-limite. Há indícios de um conceito desses na forma lógica da linguagem religiosa/ética de Wittgenstein, evidentemente atento aos diversos tipos de escala. Entretanto, sugiro que as contribuições de S. S. Stevens para a teoria da mensuração também são necessárias para o desenvolvimento da ideia com mais plenitude.
DOI: https://doi.org/10.1590/0101-3173.2018.v41n4.09.p155
Texto Completo: http://www2.marilia.unesp.br/revistas/index.php/transformacao/article/view/6692
Palavras-Chave: Wittgenstein,forma lógica, teoria de medição
Trans/Form/Ação: Revista de Filosofia da Unesp
A Trans/Form/Ação (Qualis A1) é uma revista vinculada ao Departamento de Filosofia e Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Unesp. Com submissão e publicação em fluxo contínuo, tem por objetivos publicar artigos de filosofia (ou de relevância filosófica) e promover debate e interlocução de ideias e textos entre pesquisadoras/es do Brasil e do Exterior. Os textos submetidos são avaliados na modalidade revisão por pares duplo-cego.
Além do Portal de Periódicos da FFC, a revista está indexada em bases como SciELO, Redalyc, Web of Science, Scopus, Redib, Diadorim, Ebsco, Google Scholar, Latinrev, Latindex, DOAJ, Philpapers, Clase, Academia.edu. A revista também nas redes sociais Facebook e Instagram.