QUE REALISMO É ESSE? UMA ANÁLISE DA ONTOLOGIA SOCIAL DE JOHN SEARLE SOB A ÓTICA DA ARQ UEOLOGIA DAS CIÊNCIAS HUMANAS DE FOUCAULT
vol. 39, n. 3 (2016) • Trans/Form/Ação: Revista de Filosofia da Unesp
Autor: Emmanoel de Oliveira BOFF
Resumo:
O artigo tem por objetivo analisar a ontologia social realista proposta por John Searle através da ótica da arqueologia das ciências humanas de Foucault. A ideia é verificar se a ontologia de Searle consegue escapar dos duplos identificados por Foucault no capítulo 9 de “As Palavras e as Coisas”, de 1966 (o duplo empírico e transcendental, o “cogito” e o impensado e finalmente o recuo e o retorno da origem). A conclusão é que a ontologia de base naturalista proposta por Searle não consegue escapar destes duplos, padecendo, portanto, da mesma circularidade que caracteriza a fundamentação das ciências humanas. Por fim, apresentam-se dois possíveis programas de pesquisa baseados na ontologia social de Searle que poderiam possivelmente fundamentar adequadamente sua ontologia social.
ISSN: ISSN: 0101-3173
Texto Completo: http://www2.marilia.unesp.br/revistas/index.php/transformacao/article/view/6260/4132
Palavras-Chave: Michel Foucault; John Searle; Ontologia socia
Trans/Form/Ação: Revista de Filosofia da Unesp
A Trans/Form/Ação (Qualis A1) é uma revista vinculada ao Departamento de Filosofia e Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Unesp. Com submissão e publicação em fluxo contínuo, tem por objetivos publicar artigos de filosofia (ou de relevância filosófica) e promover debate e interlocução de ideias e textos entre pesquisadoras/es do Brasil e do Exterior. Os textos submetidos são avaliados na modalidade revisão por pares duplo-cego.
Além do Portal de Periódicos da FFC, a revista está indexada em bases como SciELO, Redalyc, Web of Science, Scopus, Redib, Diadorim, Ebsco, Google Scholar, Latinrev, Latindex, DOAJ, Philpapers, Clase, Academia.edu. A revista também nas redes sociais Facebook e Instagram.