A Esfera Pública 50 Anos Depois: Esfera Pública e Meios de Comunicação em Jürgen Habermas em Homenagem aos 50 Anos de Mudança Estrutural da Esfera Pública Jorge Adriano Lubenow

vol. 35, n. 03 (2012) • Trans/Form/Ação: Revista de Filosofia da Unesp

Autor: Jorge Adriano Lubenow

Resumo:

O texto trata da relação entre esfera pública e meios de comunicação de massa, nocorpus bibliográfico de Jürgen Habermas, nestes 50 anos que nos separam de Strukturwandel derÖffentlichkeit (1962). O objetivo do texto é mostrar que, diferente de alguns estudos críticos, não setrata de uma lacuna investigativa – ausência, abandono ou não exploração do tema –, mas de umaabordagem secundária, implícita; que a abordagem secundária do tema está relacionada com a posiçãopessimista original de Habermas acerca da influência negativa dos meios de comunicação de massa, nadespolitização da esfera pública; que o pessimismo de Habermas sobre os efeitos negativos dos meiosde comunicação de massa mantém uma conexão interna com a orientação original da crítica da culturade massa de Adorno. Isso significa que, apesar das reformulações e novos diagnósticos, a posição céticade Habermas quanto ao potencial democrático dos meios de comunicação de massa na repolitizaçãoda esfera pública parece não ter mudado em seus fundamentos, nestes 50 anos.

 

ISSN: ISSN: 0101-3173

Texto Completo: http://www2.marilia.unesp.br/revistas/index.php/transformacao/article/view/2624/2057

Palavras-Chave: Jürgen Habermas; Esfera pública; Meios de com

Trans/Form/Ação: Revista de Filosofia da Unesp

A Trans/Form/Ação (Qualis A1) é uma revista vinculada ao Departamento de Filosofia e Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Unesp. Com submissão e publicação em fluxo contínuo, tem por objetivos publicar artigos de filosofia (ou de relevância filosófica) e promover debate e interlocução de ideias e textos entre pesquisadoras/es do Brasil e do Exterior. Os textos submetidos são avaliados na modalidade revisão por pares duplo-cego.

Além do Portal de Periódicos da FFC, a revista está indexada em bases como SciELORedalycWeb of Science, Scopus, Redib, Diadorim, Ebsco, Google Scholar, LatinrevLatindex, DOAJ, Philpapers, ClaseAcademia.edu. A revista também nas redes sociais Facebook e Instagram.