Comentário ao artigo "La différence phénoménologique selon Barbaras et Marion (Projet, méthode et ligne de tension)"
v. 43 n. 3 (2020) • Trans/Form/Ação: Revista de Filosofia da Unesp
Autor: Rodrigo Alvarenga
Resumo:
Diante da cisão radical entre sujeito e objeto, aprofundada pela ontologia moderna como uma forma de alcançar a objetividade do conhecimento científico, a fenomenologia se coloca como um método de investigação que pretende descrever a experiência do sorrir, de tal modo que recupere o sentido do ato originário, cujo extremo subjetivismo ou objetivismo comprometeu. Que o sorriso não é pura expressão de um sujeito solipsista ou simplesmente a manifestação neurofisiológica de um estímulo exterior, mas algo que se deve compreender justamente naquilo que se encontra não reduzido ao sujeito ou ao objeto, parece-nos evidente. Contudo, como ter acesso a esse campo originário da experiência do mundo sensível, sem que esse campo se objetifique pela própria descrição e reinstaure os prejuizos clássicos do subjetivismo e do objetivismo? Seria possível fazer filosofia sobre uma experiência já perdida no tempo e que apenas ganha sentido enquanto fenômeno de expressão?
ISSN: 1980-539X
DOI: https://doi.org/10.1590/0101-3173.2020.v43n3.09.p137
Texto Completo: https://www.scielo.br/j/trans/a/mCWGJHgVxyk5Mt6QKmsWC5D/?format=html&lang=pt
Palavras-Chave: Renaud Barbaras, Kant
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