Comentário ao artigo "Liberdade democrática como desenvolvimento de si, resistência à opressão e à injustiça epistêmica" Da liberdade democrática à vontade de potência: comentários ao texto de Gustavo Hessmann Dalaqua
v. 43 n. 3 (2020) • Trans/Form/Ação: Revista de Filosofia da Unesp
Autor: Emília Carvalho Leitão BiatoS
Resumo:
Pretendo, neste ensaio, impulsionada e motivada pela leitura que fiz do artigo do Professor Gustavo Hessmann Dalaqua, lançar quatro teses gerais que interconectam os conceitos tratados no texto. A primeira tese compila uma retomada teórica do conceito de democracia, por meio de uma abordagem que fará com que os leitores, de alguma forma, se sintam situados e colocados frente a frente com os demais conceitos – desenvolvimento de si, resistência à opressão e injustiça epistêmica. A segunda, a terceira e a quarta teses trarão apontamentos sobre esses conceitos, desde uma metodologia relacional, e focalizarão aspectos de intertextualidade, o que pode ser salutar para o tipo de argumentação levada a cabo em um Ensaio como este.
ISSN: 1980-539X
DOI: https://doi.org/10.1590/0101-3173.2020.v43n3.15.p235
Texto Completo: https://www.scielo.br/j/trans/a/qwQPFfvWbYHzS9bZ8KgTZjK/?format=html&lang=pt
Palavras-Chave: Conceito liberdade democrática, sociedade contemporânea
Trans/Form/Ação: Revista de Filosofia da Unesp
A Trans/Form/Ação (Qualis A1) é uma revista vinculada ao Departamento de Filosofia e Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Unesp. Com submissão e publicação em fluxo contínuo, tem por objetivos publicar artigos de filosofia (ou de relevância filosófica) e promover debate e interlocução de ideias e textos entre pesquisadoras/es do Brasil e do Exterior. Os textos submetidos são avaliados na modalidade revisão por pares duplo-cego.
Além do Portal de Periódicos da FFC, a revista está indexada em bases como SciELO, Redalyc, Web of Science, Scopus, Redib, Diadorim, Ebsco, Google Scholar, Latinrev, Latindex, DOAJ, Philpapers, Clase, Academia.edu. A revista também nas redes sociais Facebook e Instagram.