A carnalidade de outrem e o logos do mundo estético em Merleau-Ponty
v. 43 n. 4 (2020) • Trans/Form/Ação: Revista de Filosofia da Unesp
Autor: Rodrigo Alvarenga
Resumo:
A questão da intersubjetividade está presente ao longo de toda a obra de Merleau-Ponty, desde A estrutura do comportamento, a partir do debate com a psicologia e a fisiologia clássicas, até a ontologia indireta, focalizada em O visível e o invisível. Suas teses evidenciam um aprofundamento em direção à carnalidade de outrem, enquanto experiência de um estranho/familiar, que é central para se compreender a possibilidade da intersubjetividade e da experiência estética do mundo. Desse modo, o presente estudo visa a compreender a forma como Merleau-Ponty desenvolveu sua teoria da intersubjetividade, na última fase de seu pensamento, considerando a aproximação existente entre a experiência de outrem e a experiência artística, com base no Logos do mundo estético.
Abstract:
The question of intersubjectivity is present throughout the work of Merleau-Ponty, since The structure of behavior, from the debate with classical psychology and physiology, to the indirect ontology developed in The visible and the invisible. His theses evidence a deepening toward the carnality of otherness as the experience of a stranger / family member, who is central to understanding the possibility of intersubjectivity and the aesthetic experience of the world. Thus, the present study aims to understand how Merleau-Ponty developed his theory of intersubjectivity in the last phase of his thinking, considering the existing relationship between the experience of otherness and the artistic experience, from the Logos of the aesthetic world.
ISSN: 1980-539X
DOI: https://doi.org/10.1590/0101-3173.2020.v43n4.20.p313
Texto Completo: https://www.scielo.br/j/trans/a/56HZLGXGYPXFT3H3j8rY3RS/?format=html&lang=pt
Palavras-Chave: Alteridade; Arte; Carne; Outrem
Trans/Form/Ação: Revista de Filosofia da Unesp
A Trans/Form/Ação (Qualis A1) é uma revista vinculada ao Departamento de Filosofia e Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Unesp. Com submissão e publicação em fluxo contínuo, tem por objetivos publicar artigos de filosofia (ou de relevância filosófica) e promover debate e interlocução de ideias e textos entre pesquisadoras/es do Brasil e do Exterior. Os textos submetidos são avaliados na modalidade revisão por pares duplo-cego.
Além do Portal de Periódicos da FFC, a revista está indexada em bases como SciELO, Redalyc, Web of Science, Scopus, Redib, Diadorim, Ebsco, Google Scholar, Latinrev, Latindex, DOAJ, Philpapers, Clase, Academia.edu. A revista também nas redes sociais Facebook e Instagram.