Lacan e o campo do trágico ou Os significantes gregos de Medéia

Viso · Cadernos de estética aplicada N° 2 • Viso: Cadernos de Estética Aplicada

Autor: Cláudio Oliveira

Resumo:

EInspired by the Lacanian reading of Sofocles' Antigone, this paper underlines some greek signifiers in Euripedes' Medea aiming to delimit what we call the Field of the Tragic, i.e., what Lacan defines as "field of the ethics" as the field of the Real.ste artigo, inspirado na leitura lacaniana da Antígona de Sófocles, tenta ler a Medéia de Eurípides, visando delimitar, a partir de alguns significantes gregos do texto, aquilo que chamaremos de "o campo do trágico", isto é, o que Lacan chamou de o campo da ética enquanto o campo do real.

Abstract:

Inspired by the Lacanian reading of Sofocles' Antigone, this paper underlines some greek signifiers in Euripedes' Medea aiming to delimit what we call the Field of the Tragic, i.e., what Lacan defines as "field of the ethics" as the field of the Real.

Texto Completo: http://revistaviso.com.br/visArtigo.asp?sArti=15

Palavras-Chave: Lacan , Sófocles,Eurípedes, Medéia, Euriped

Viso: Cadernos de Estética Aplicada

viso s.m. 1 modo de apresentar-se, aparência, aspecto, fisionomia 2 sinal ou resquício que deixa entrever algo; vestígio, vislumbre 3 recordação vaga; reminiscência 4 modo de ver, opinião, parecer 5 o cume de uma elevação, monte ou montanha 6 pequena colina, monte, outeiro 7 obsl. o órgão da visão, a vista. ETIM lat. visum ‘visão, imagem, espetáculo’.