A morte da beleza (em Veneza): A dialética do esclarecimento segundo Pasolini e Visconti
Viso · Cadernos de estética aplicada N° 5 • Viso: Cadernos de Estética Aplicada
Autor: Patrick Pessoa
Resumo:
Este ensaio discute um possível conceito de “arte contemporânea” baseado na idéia de negatividade. Seu ponto de partida é uma análise da “dialética do esclarecimento” como apresentada nos filmes Medéia, de Pier PaoloPasolini, e Morte em Veneza, de Luchino Visconti.
Abstract:
This essay discusses a possible concept of “contemporary art” based upon the notion of negativity. Its starting point is the analysis of the “Dialectic of Enlightenment”as it appears in Pier Paolo Pasolini’s Medea and in Luchino Visconti’s Death in Venice.
Texto Completo: http://revistaviso.com.br/visArtigo.asp?sArti=36
Palavras-Chave: Adorno , Horkheimer , Pasolini ,Visconti ,con
Viso: Cadernos de Estética Aplicada
viso s.m. 1 modo de apresentar-se, aparência, aspecto, fisionomia 2 sinal ou resquício que deixa entrever algo; vestígio, vislumbre 3 recordação vaga; reminiscência 4 modo de ver, opinião, parecer 5 o cume de uma elevação, monte ou montanha 6 pequena colina, monte, outeiro 7 obsl. o órgão da visão, a vista. ETIM lat. visum ‘visão, imagem, espetáculo’.