Adorno e Mário de Andrade: duas visões da criação pela música
Viso · Cadernos de estética aplicada N° 8 • Viso: Cadernos de Estética Aplicada
Autor: Henry Burnett
Resumo:
O artigo propõe uma primeira aproximação entre alguns dos estudos estético-musicais de Theodor Adorno e Mário de Andrade, a partir do material musical popular explorado por cada um deles. Contemporâneos, ambos escreveram sobre as diversas esferas musicais a partir dos efeitos gerados pela técnica resultante da hegemonia do capitalismo, tanto nos Estados Unidos como no Brasil. O ambiente histórico em que cada um viveu, e suas distintas formas de abordagem, imprimiram semelhanças e diferenças nas suas conclusões. Essas particularidades podem ajudar a compreender a história da música estadunidense e brasileira no século XX
Abstract:
The article proposes a first approximation between some aesthetic-musical studies of Theodor Adorno and Mario de Andrade, from the popular musical material explored by each of them. Contemporaries, both wrote about the several musical spheres from the effects generated by the technique resulting from the hegemony of capitalism, both in the United States and Brazil. The historical environment in which each lived, and their distinct approaches, printed similarities and differences in their conclusions. Those characteristics may help to understand the history of American and Brazilian music in the twentieth century.
Texto Completo: http://revistaviso.com.br/visArtigo.asp?sArti=62
Palavras-Chave: Theodor Adorno , Andrade, popular music , Bra
Viso: Cadernos de Estética Aplicada
viso s.m. 1 modo de apresentar-se, aparência, aspecto, fisionomia 2 sinal ou resquício que deixa entrever algo; vestígio, vislumbre 3 recordação vaga; reminiscência 4 modo de ver, opinião, parecer 5 o cume de uma elevação, monte ou montanha 6 pequena colina, monte, outeiro 7 obsl. o órgão da visão, a vista. ETIM lat. visum ‘visão, imagem, espetáculo’.