A metáfora na obra de arte – estudo 1

Viso · Cadernos de estética aplicada N° 12 • Viso: Cadernos de Estética Aplicada

Autor: Diogo Gurgel

Resumo:

Em A Transfiguração do Lugar-Comum , Arthur Danto elabora uma teoria da metáfora visando explicar como pode se dar a transfiguração de objetos comuns em obras de arte. Contudo, ele vai ainda mais longe, e afirma que sua concepção de metáfora abre espaço para importantes esclarecimentos sobre a revelação de verdades por meio de obras de arte. Neste artigo, procuro evidenciar alguns problemas decorrentes da proposta de Danto. Ao fim, delineio uma concepção de metáfora promissora no que diz respeito à elucidação das relações entre verdade e arte, a saber, a concepção desenvolvida por Paul Ricoeur em A Metáfora Viva.

Abstract:

In The Transfiguration of the Commonplace, Arthur Danto establishes a theory of metaphor in order to explain how the transfiguration of ordinary objects in works of art is possible. However, he goes even far, claiming that his conception of metaphor provides some important clarifications about the revelation of truths by works of art. In this paper, I consider some problems that arise from Danto’s claim. At the end, I suggest a conception of metaphor that is promising with regard to the elucidation of the relations between truth and art, namely, Paul Ricoeur’s theory of truth, developed in The Rule of Metaphor.

Texto Completo: http://revistaviso.com.br/visArtigo.asp?sArti=115

Palavras-Chave: metáfora , obra de arte , verdade,metaphor ,w

Viso: Cadernos de Estética Aplicada

viso s.m. 1 modo de apresentar-se, aparência, aspecto, fisionomia 2 sinal ou resquício que deixa entrever algo; vestígio, vislumbre 3 recordação vaga; reminiscência 4 modo de ver, opinião, parecer 5 o cume de uma elevação, monte ou montanha 6 pequena colina, monte, outeiro 7 obsl. o órgão da visão, a vista. ETIM lat. visum ‘visão, imagem, espetáculo’.