Sísifo infeliz No intenso agora

Viso · Cadernos de estética aplicada N° 12 • Viso: Cadernos de Estética Aplicada

Autor: Patrick Pessoa

Resumo:

No intenso agora é uma meditação sobre o suicídio baseada em uma perspectiva anti-psicológica, de fortes tintas existencialistas. O mito de Sísifo, de Camus, é a obra filosófica com a qual o filme dialoga mais diretamente. Para defender esta tese, o filme de João Moreira Salles é inserido no contexto de um debate cinematográfico sobre as relações entre o suicídio e a política que inclui uma breve análise dos seguintes filmes: Trinta anos esta noite, de Louis Malle; O inquilino, de Roman Polanski; Os amantes constantes, de Phillipe Garrel; e Morrer aos trinta anos, de Romain Goupil, filme preferido de Salles sobre o período.

Abstract:

In the Intense Now is a meditation on suicide based on an anti-psychological perspective, of strong existentialist influence. Camu’s The Myth of Sisyphus is the philosophical work with which the film dialogues more directly. In order to defend this thesis, the film by João Moreira Salles is inserted in the context of a cinematographic debate about the relations between suicide and politics that includes a brief analysis of the following films: Le feu follet, by Louis Malle; The Tenant, by Roman Polanski; Phillipe Garrel's Constant Lovers; and Mourir à trente ans by Romain Goupil, Salles' favorite film about the period.

Texto Completo: http://revistaviso.com.br/visArtigo.asp?sArti=272

Palavras-Chave: suicídio , Goupil ,Camus , mito de Sísifo,sui

Viso: Cadernos de Estética Aplicada

viso s.m. 1 modo de apresentar-se, aparência, aspecto, fisionomia 2 sinal ou resquício que deixa entrever algo; vestígio, vislumbre 3 recordação vaga; reminiscência 4 modo de ver, opinião, parecer 5 o cume de uma elevação, monte ou montanha 6 pequena colina, monte, outeiro 7 obsl. o órgão da visão, a vista. ETIM lat. visum ‘visão, imagem, espetáculo’.