Alegoria do drama moderno

Viso · Cadernos de estética aplicada N° 13 • Viso: Cadernos de Estética Aplicada

Autor: Marcela Oliveira

Resumo:

Este artigo apresentará o conceito de alegoria – formulado pelo filósofo Walter Benjamin em Origem do drama trágico alemão – como uma categoria crítica que permite analisar não apenas o drama barroco do século XVII, mas também certa produção dramática do final do século XIX até meados do XX. O objetivo é interpretar, através dessa concepção de alegoria, alguns exemplos extraídos das obras de dramaturgos como Ibsen, Tchekhov e Beckett, nas quais se detecta as marcas de um questionamento do estilo dramático tradicional, o que Peter Szondi chamou de “crise do drama”, em Teoria do drama moderno

Abstract:

This article will discuss the concept of allegory – formulated by the philosopher Walter Benjamin in The Origin of German Tragic Drama – as a critical category that allows us to analyze not only the Tragic Drama of the 17th century, but also some dramatic production of the late 19th until the mid-20th century. The goal is to interpret, through this conception of allegory, some examples from the works of playwrights such as Ibsen, Chekhov and Beckett, in which one can detect the marks of a questioning of traditional dramatic style, what Peter Szondi called “the crisis in drama”, in Theory of the Modern Drama.

Texto Completo: http://revistaviso.com.br/visArtigo.asp?sArti=124

Palavras-Chave: Benjamin, Szondi ,drama , alegoria, allegory

Viso: Cadernos de Estética Aplicada

viso s.m. 1 modo de apresentar-se, aparência, aspecto, fisionomia 2 sinal ou resquício que deixa entrever algo; vestígio, vislumbre 3 recordação vaga; reminiscência 4 modo de ver, opinião, parecer 5 o cume de uma elevação, monte ou montanha 6 pequena colina, monte, outeiro 7 obsl. o órgão da visão, a vista. ETIM lat. visum ‘visão, imagem, espetáculo’.