De onde se vê? Duplicação e dissolução do olhar em Alfred Hitchcock e David Lynch

Viso · Cadernos de estética aplicada N° 16 • Viso: Cadernos de Estética Aplicada

Autor: Ulysses Pinheiro

Resumo:

Este artigo compara dois filmes, Janela indiscreta, de Alfred Hitchcock, e Estrada perdida, de David Lynch, com o objetivo de mostrar que eles ilustram duas maneiras distintas de caracterizar o olhar inumano da percepção cinematográfica, tal como ele foi descrito por Gilles Deleuze. Essas duas maneiras distintas não foram discriminadas pelo próprio Deleuze, mas convergem em direção a sua crítica à hermenêutica.

Abstract:

This paper compares two movies, Rear Window, by Alfred Hitchcock, and Lost Highway, by David Lynch, in order to show that they illustrate two different ways of characterizing the non-human eye of the cinematographic perception, such as it was portrayed by Gilles Deleuze. These two distinct ways were not discriminated by Deleuze himself, but they both converge towards his critics against hermeneutics.

Texto Completo: http://revistaviso.com.br/visArtigo.asp?sArti=167

Palavras-Chave: Hitchcock , Lynch ,Percepção,representação ,

Viso: Cadernos de Estética Aplicada

viso s.m. 1 modo de apresentar-se, aparência, aspecto, fisionomia 2 sinal ou resquício que deixa entrever algo; vestígio, vislumbre 3 recordação vaga; reminiscência 4 modo de ver, opinião, parecer 5 o cume de uma elevação, monte ou montanha 6 pequena colina, monte, outeiro 7 obsl. o órgão da visão, a vista. ETIM lat. visum ‘visão, imagem, espetáculo’.