Terra e terror em Phase IV, de Saul Bass

Viso · Cadernos de estética aplicada N° 18 • Viso: Cadernos de Estética Aplicada

Autor: Juliana Fausto

Resumo:

Os anos 1970 foram palco de uma onda de filmes do gênero eco-horror, dos quais se destaca Phase IV (1974), único longa-metragem dirigido por Saul Bass. O filme é tomado no artigo como um experimento diante da interpelação de povos não-humanos, no caso, as formigas, à humanidade, representada pelo discurso científico. Tendo em vista a atual catástrofe ambiental, propõe-se que o cinema seja um lugar privilegiado para o desenvolvimento de um aparato mítico-real capaz de lidar com o fim do mundo humano.

Abstract:

There was a wave of eco-horror movies during the 1970s, among which Phase IV (1974), the only feature film ever directed by Saul Bass, stands out. The film is taken, in this paper, as an experiment on the interpellation of mankind, represented by scientists, by non-human peoples, in this case, ants. In view of the current environmental catastrophe, it is proposed that cinema is a privileged place to the development of a mythical-real apparatus capable of dealing with a possible end of the human world.

Texto Completo: http://revistaviso.com.br/visArtigo.asp?sArti=191

Palavras-Chave: Saul Bass, eco-horror , Chthuluceno , extra-h

Viso: Cadernos de Estética Aplicada

viso s.m. 1 modo de apresentar-se, aparência, aspecto, fisionomia 2 sinal ou resquício que deixa entrever algo; vestígio, vislumbre 3 recordação vaga; reminiscência 4 modo de ver, opinião, parecer 5 o cume de uma elevação, monte ou montanha 6 pequena colina, monte, outeiro 7 obsl. o órgão da visão, a vista. ETIM lat. visum ‘visão, imagem, espetáculo’.