Tudo sendo dado: sobre imagens readymades, espelhos e triangulações

Viso · Cadernos de estética aplicada N° 19 • Viso: Cadernos de Estética Aplicada

Autor: Mariana Lage

Resumo:

O presente artigo trabalha com a perspectiva da arte como espelho transformador das consciências, como defendido por Arthur Danto, em diálogo com a análise de Jacques Leenhardt sobre a obra “Etant Donnés”, de Marcel Duchamp, a fim de pensar, em última instância, se a própria realidade poderia funcionar como um espelho, uma vez que habitamos um momento histórico em que a distinção entre arte e realidade perdeu sua evidência e em que estamos submersos em reflexos (selfies e black mirrors) e imagens clichês (imagens readymades) em excesso.

Abstract:

The present article works with Arthur Danto’s perspective on art as a improving mirror for conscience changes in dialogue with Jacques Leenhardt’s analysis of “Etant Donnés”, Marcel Duchamp last work, in order to think if it’s possible for reality itself to be a mirror, since we inhabit a world in which the distinction between art and reality it’s not clearly evident, a world submersed in glimmers (selfies and black mirrors) and cliché images (readymade images)

Texto Completo: http://revistaviso.com.br/visArtigo.asp?sArti=205

Palavras-Chave: imagem readymade , arte contemporânea ,Arthu

Viso: Cadernos de Estética Aplicada

viso s.m. 1 modo de apresentar-se, aparência, aspecto, fisionomia 2 sinal ou resquício que deixa entrever algo; vestígio, vislumbre 3 recordação vaga; reminiscência 4 modo de ver, opinião, parecer 5 o cume de uma elevação, monte ou montanha 6 pequena colina, monte, outeiro 7 obsl. o órgão da visão, a vista. ETIM lat. visum ‘visão, imagem, espetáculo’.