A tensão entre imagem e linguagem em Descrição de imagem, de Heiner Müller e L’image, de Samuel Beckett

Viso · Cadernos de estética aplicada N° 22 • Viso: Cadernos de Estética Aplicada

Autor: Danilo Riva de Moraes

Resumo:

Por meio de análise das obras Descrição de imagem, de Heiner Müller e “L’image [A imagem], de Samuel Beckett, o presente artigo analisa a complexa relação entre imagem e linguagem, buscando compreender possíveis imbricamentos dessas duas instâncias nas referidas obras. Não parece mais viável - ou até mesmo possível - pensar a literatura e as artes visuais como domínios absolutamente distintos, com limites claramente estabelecidos. Os textos de Müller e de Beckett justamente propõe novos modos de compreensão das instâncias do visível e do invisível, do sonoro e do silêncio, do quadro e a da escrita, enfim, da imagem e da linguagem.

Abstract:

Through the analysis of the works “Description of a Picture”by Heiner Müller and “The Image”, by Samuel Beckett, this essay analyzes the complex relation between image and language in an attempt to understand the possible relation between the subjects in these works. No longer seems feasible – or even possible – to think the literature and the visual arts as absolutely distinct areas, with clearly defined limits. The Müller and Beckett texts rightly proposes new ways of understanding the instances of visible and invisible, sound and silence, the frame and the writing, finally, image and language.

Texto Completo: http://revistaviso.com.br/visArtigo.asp?sArti=238

Palavras-Chave: imagem , linguagem , Heiner Müller , Samuel B

Viso: Cadernos de Estética Aplicada

viso s.m. 1 modo de apresentar-se, aparência, aspecto, fisionomia 2 sinal ou resquício que deixa entrever algo; vestígio, vislumbre 3 recordação vaga; reminiscência 4 modo de ver, opinião, parecer 5 o cume de uma elevação, monte ou montanha 6 pequena colina, monte, outeiro 7 obsl. o órgão da visão, a vista. ETIM lat. visum ‘visão, imagem, espetáculo’.