Entre o romance e a poética representativa: Jacques Rancière e a ficção moderna

Viso · Cadernos de estética aplicada N° 22 • Viso: Cadernos de Estética Aplicada

Autor: Renan Ferreira da Silva

Resumo:

Partindo das reflexões de Jacques Rancière a respeito da obra literária do século XIX, esta apresentação pretende discorrer sobre a relação entre os conceitos de ficção e de “efeito de real” investigada pelo filósofo. Ao tomar o romance dito “realista” como paradigma de suas análises, Rancière questionará a noção de “efeito de realidade” postulada por Roland Barthes, aproximando a interpretação do semiólogo àquela dos críticos literários comprometidos com a posição que fundamentou a lógica da representação, cujo alicerce encontra-se na Poética e na Retórica aristotélicas. A poética da representação compreende a ficção como constituída de um enredo baseado na verossimilhança, pautado pelo encadeamento lógico das ações, passando a definir, assim, a obra artística como um tipo de estrutura hierárquica onde as partes devem se subordinar ao todo. Para Rancière, o romance realista foge aos critérios impostos pelo regime representativo. Mais do que um mero excesso descritivo, o romance inverte a sua cosmologia, inaugurando um novo regime poético marcado pela não hierarquia e pela igualdade de gêneros e temas, no qual o “efeito de realidade” aparece, na verdade, como um “efeito de igualdade”, revelando, assim, uma nova “partilha do sensível”.

Abstract:

Starting from Jacques Rancière's reflections on nineteenth-century literary literature, this paper aims to discuss a relation between the concepts of fiction and the "reality effect" investigated by the philosopher. In assuming the so-called "realist" novel as a paradigm of his analysis, Rancière will question the notion of "reality effect" postulated by Roland Barthes, bringing the semiologist interpretation closer to that of literary critics which are committed to the position that underlies the logic of representation, found in aristotelian Poetics and Rhetoric. The poetics of representation comprises fiction as consisting of a plot based on verisimilitude, based on the logical chain of actions, defining the artistic work as a kind of hierarchical structure where the sections must be subordinate to the whole. For Rancière, the realist novel escapes the criteria imposed by the representative regime. More than a mere descriptive excess, the novel reverses its cosmology, inaugurating a new poetic regime marked by non-hierarchy and equality of genres and themes, in which the "reality effect" actually appears as an "effect of equality ", thus revealing a new" partition of the sensible".

Texto Completo: http://revistaviso.com.br/visArtigo.asp?sArti=244

Palavras-Chave: romance realista , mímesis , literatura , fic

Viso: Cadernos de Estética Aplicada

viso s.m. 1 modo de apresentar-se, aparência, aspecto, fisionomia 2 sinal ou resquício que deixa entrever algo; vestígio, vislumbre 3 recordação vaga; reminiscência 4 modo de ver, opinião, parecer 5 o cume de uma elevação, monte ou montanha 6 pequena colina, monte, outeiro 7 obsl. o órgão da visão, a vista. ETIM lat. visum ‘visão, imagem, espetáculo’.