A aplicabilidade da estética benjaminiana no Brasil

Viso · Cadernos de estética aplicada N° 23 • Viso: Cadernos de Estética Aplicada

Autor: Carla Damião

Resumo:

O tópico a ser abordado neste artigo requer dois esclarecimentos iniciais. O primeiro diz respeito ao senso de estética aplicada; o segundo à estética do filósofo alemão escolhido para o desenvolvimento de seu tema, e os conceitos que delimitarão seu tratamento, entre os quais o da percepção (Wahrnemung). A partir dessas primeiras definições, consideraremos a recepção de Walter Benjamin - por meio de alguns exemplos - no Brasil. Esses resultados podem apontar uma possível aplicabilidade de seu pensamento, como uma interpretação através de um desdobramento histórico alegórico relacionada à memória e à alegorização de monumentos. Finalmente, num sentido mais radical, trataremos das intervenções artísticas de Néle Azevedo, as quais, como presumimos, são capazes de incorporar e transformar a crítica de Benjamin à historiografia, concretamente expressa em imagens e (anti) monumentos.

Abstract:

The topic to be addressed in this article requires two initial clarifications. The first one concerns the sense of applied aesthetics; the second to the aesthetics of the German philosopher chosen for the development of its theme, and the concepts that will delimit its treatment, among which the one of perception (Wahrnemung). From these first initial definitions, we will consider Walter Benjamin’s reception - through some examples - in Brazil. These results could point out a possible applicability of his thought, as an interpretation through an allegorical historical unfolding, concerning the memory and the allegorization of monuments. Finally, in a more radical sense, I will deal with the artistic interventions of Néle Azevedo, which, as we presume, are able to incorporate and transform Benjamin's criticism of historiography, concretely expressed in images and (anti) monuments.

Texto Completo: http://revistaviso.com.br/visArtigo.asp?sArti=258

Palavras-Chave: aplicabilidade , percepção ,recepção, alegor

Viso: Cadernos de Estética Aplicada

viso s.m. 1 modo de apresentar-se, aparência, aspecto, fisionomia 2 sinal ou resquício que deixa entrever algo; vestígio, vislumbre 3 recordação vaga; reminiscência 4 modo de ver, opinião, parecer 5 o cume de uma elevação, monte ou montanha 6 pequena colina, monte, outeiro 7 obsl. o órgão da visão, a vista. ETIM lat. visum ‘visão, imagem, espetáculo’.