Viso: Cadernos de Estética Aplicada
viso s.m. 1 modo de apresentar-se, aparência, aspecto, fisionomia 2 sinal ou resquício que deixa entrever algo; vestígio, vislumbre 3 recordação vaga; reminiscência 4 modo de ver, opinião, parecer 5 o cume de uma elevação, monte ou montanha 6 pequena colina, monte, outeiro 7 obsl. o órgão da visão, a vista. ETIM lat. visum ‘visão, imagem, espetáculo’.
Viso · Cadernos de estética aplicada N° 15
Filósofos Perversos e Inúteis: o desafio de Adimanto e a comédia aristofânica
Luisa Buarque
Em defesa do cômico na contenda entre Platão e Aristófanes
Carla Francalanci
De Sócrates a Sócrates: as formas do drama entre Platão e Aristófanes
Alexandre Costa
Pina 3D e a força sensível do cinema
Vladimir Vieira
Sobre a realidade aumentada do cinema de Wim Wenders: um debate com Vladimir Vieira
Márcia Gonçalves
Muito além do 3D: sobre a verdade apresentacional da imagem cinematográfica
Patrick Pessoa
Diagrama e catástrofe: Deleuze e a produção de imagens pictóricas
Cíntia Vieira
Pintar e pensar as forças: a criação em pintura e em filosofia segundo Deleuze
Mariana de Toledo Barbosa
A mosca e a panela: as formas da morte em A Montanha mágica
Pedro Caldas
A montanha mágica como romance de formação
Luciano Gatti
Uma paródia do mundo dos mortos
Pedro Süssekind
O paradoxo sublime ou a alforria da arte
Virginia Figueiredo
Sobre Heidegger e a desestetização da arte
Luiz Camillo Osorio
Heidegger, Benjamin e a obra de arte como experiência
Bernardo Oliveira
Eternidade frágil: tempo existencial e abstração
Marco Antonio Casanova
lhas perdidas: algumas considerações sobre o capítulo “Entre o mar e o continente”, de Marco Antonio Casanova
Fernando Barros
Temporalidade e arte: a eternidade frágil de Casanova
Pedro Duarte
Sobre o interesse sentimental para o ingênuo em Schiller a partir de uma nota sobre Kant
Giorgia Cecchinato
Schiller e a insuficiência constitutiva do ingênuo
Verlaine Freitas
O sujeito está na arte
Tania Rivera
Dois cubos e um analista: figuras do objeto segundo Tania Rivera ou a questão do sujeito na arte contemporânea
Cláudio Oliveira
Liberdade, identidade e política na arte contemporânea: um diálogo com Danto
Bruno Guimarães
Sobre “arte pós-histórica”, globalização seletiva e “gambiarras”
Rodrigo Duarte
Comentário sobre a esperança em O homem unidimensional, de Herbert Marcuse
Imaculada Kangussu