ON ANALOGICAL ARGUMENTS: ORGANIZING LOGICAL AND CONCEPTUAL PROBLEMS IN SECTIONS 18 AND 19 OF SCHOPENHAUER´S THE WORLD AS WILL AND REPRESENTATION

V. 2, N. 2 (2011) • Voluntas: Revista Internacional de Filosofia

Autor: Marcos Silva

Resumo:

Aqui listo e organizo alguns problemas lógicos e conceituais dos parágrafos 18 (sobre a cognoscibilidade da coisa em si) e 19 (sobre a extensao deste resultado ao mundo) na obra principal de Schopenhauer. Quando Schopenhauer coloca a responsabilidade no argumento por analogia de transmitir (übertragen) a problemática identificação coisa em si/vontade, ele traz para a sua Filosofia os seguintes pontos frágeis deste argumento: (i) a invalidade lógica; (ii) a falta de critério para o alcance da extensao; (iii) a indeterminação do que está sendo realmente extendido; (iv) o caráter irrestrito da extensão analógica; (v) a natureza indireta do argumento (para evitar o solipsismo); e (vi) o colapso do que está sendo extendido. Assim tento apontar por que, apesar destes pontos frágeis, este argumento por analogia parece nao ser de forma alguma problemático para Schopenhauer.

Texto Completo: https://periodicos.ufsm.br/voluntas/article/view/34129

Palavras-Chave: Argumentos por analogia, solipsismo

Voluntas: Revista Internacional de Filosofia

A Voluntas: Revista Internacional de Filosofia (Qualis/CAPES B1) é um periódico do Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Universidade Federal de Santa Maria e da Seção Brasileira da Schopenhauer-Gesellschaft. Tem como objetivo central publicar trabalhos em formato de artigos originais, resenhas, traduções e entrevistas da área de Filosofia, em vista de promover interlocuções entre pesquisadores brasileiros e estrangeiros. Até o ano de 2018 o periódico possui periodicidade semestral e publica números exclusivamente voltados para a filosofia schopenhaueriana. A partir de 2019, com periodicidade quadrimestral (três números por ano), cada número passará a ser dividido em duas partes: (i) uma Seção intitulada Estudos Schopenhauerianos, que funciona em fluxo contínuo e que dá continuidade ao perfil original do periódico; (ii) um Dossiê sobre variados temas, que compreendem a área da Filosofia, intercalados de acordo com as três linhas de pesquisa do PPGF da UFSM, quais sejam, (1) Ética normativa, metaética e ética aplicada, (2) Linguagem, realidade e conhecimento, e (3) Fenomenologia e compreensão. Além disso, a revista publicará, eventualmente, números especiais.