APRESENTAÇÃO E TRADUÇÃO DE "O OBJETIVO DE TODA A VIDA É A MORTE" - SCHOPENHAUER E O INSTINTO DE MORTE DE FREUD, DE MARCEL ZENTNER
V. 9, N. 2 (2018) • Voluntas: Revista Internacional de Filosofia
Autor: Guilherme Marconi Germer
Resumo:
O que se segue é uma apresentação e a tradução de Das Ziel alles Lebens ist der Tod - Schopenhauer und Freuds Todestrieb, de Marcel Zentner (Zürich), publicado em: RAINER, Specht (Org.). Archiv für Geschichte der Philosophie. Berlin: Walter de Gruyter, 1993, vol. 75, p. 319 – 340. Trata-se de um detalhamento dos problemas que envolvem o tópos criado por Freud de que, com seu dualismo dos instintos de vida e de morte, exposto em Além do princípio do prazer (1920), “desaguara no porto da filosofia de Schopenhauer”. As diferenças fundamentais desse dualismo com a dicotomia schopenhaueriana da afirmação e negação da Vontade merecem um esclarecimento pormenorizado – defende Zentner, para que não se perca de vista o fato de que a principal antecipação schopenhaueriana de Freud concerne, antes, ao complexo conceitual articulado em torno à primeira teoria dos instintos, a teoria da repressão e o “modelo estrutural da psique”.
Texto Completo: https://periodicos.ufsm.br/voluntas/article/view/35580
Palavras-Chave: Dualismo, Monismo, Pessimismo, Escola de Scho
Voluntas: Revista Internacional de Filosofia
A Voluntas: Revista Internacional de Filosofia (Qualis/CAPES B1) é um periódico do Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Universidade Federal de Santa Maria e da Seção Brasileira da Schopenhauer-Gesellschaft. Tem como objetivo central publicar trabalhos em formato de artigos originais, resenhas, traduções e entrevistas da área de Filosofia, em vista de promover interlocuções entre pesquisadores brasileiros e estrangeiros. Até o ano de 2018 o periódico possui periodicidade semestral e publica números exclusivamente voltados para a filosofia schopenhaueriana. A partir de 2019, com periodicidade quadrimestral (três números por ano), cada número passará a ser dividido em duas partes: (i) uma Seção intitulada Estudos Schopenhauerianos, que funciona em fluxo contínuo e que dá continuidade ao perfil original do periódico; (ii) um Dossiê sobre variados temas, que compreendem a área da Filosofia, intercalados de acordo com as três linhas de pesquisa do PPGF da UFSM, quais sejam, (1) Ética normativa, metaética e ética aplicada, (2) Linguagem, realidade e conhecimento, e (3) Fenomenologia e compreensão. Além disso, a revista publicará, eventualmente, números especiais.