Estágio curricular supervisionado em Filosofia: análise com base nas percepções de licenciandos e de professores

Fabio Batista

Doutorado em Filosofia (UNIOESTE)

28/11/2022

Estágio curricular supervisionado em Filosofia: análise com base nas percepções de licenciandos e de professores
Autor: Fábio Antonio Gabriel | Editora Bagai, 2021

O autor da obra “Estágio Curricular Supervisionado em Filosofia”, Fábio Antônio Gabriel, professor de Filosofia da Rede Estadual do Paraná e professor colaborador da UENP/Campus Jacarezinho no setor de Fundamentos da Educação, contribui com publicações de ensino da Filosofia mediante trabalhos que repercutem particularidades dos estudos realizados nos cursos de mestrado, doutorado e pós-doutorado desenvolvidos na Universidade Estadual de Ponta Grossa. O ebook gratuito, disponibilizado no site da Editora Bagai, destaca a pesquisa em seara do doutorado e procura refletir acerca da importância da formação pedagógica do professor de filosofia na licenciatura que forma futuros professores dessa mesma disciplina. 

O autor defende a importância de se valorizar a formação pedagógica para um ensino de filosofia que possibilite aos estudantes vivenciarem uma experiência filosófica relacionando os problemas filosóficos da tradição com a própria experiência cotidiana, contribuindo, assim, para a formação crítica das futuras gerações.

O referencial teórico da obra consiste em estudos que oferecem a contribuição de Deleuze e Guattari para o entendimento da aula enquanto experiência filosófica, reflexão sobre a aula de filosofia enquanto laboratório-conceitual, conforme aponta o filósofo português Manuel Carrilho, em diálogo com o conceito de recepção filosófica em Agnes Heller. 

Os sujeitos de pesquisa, em uma primeira etapa, foram 46 licenciandos do 3º e 4º ano de Licenciatura em Filosofia, que responderam a um questionário e, posteriormente, foram entrevistados mediante aplicação de um questionário, 208 professores de Filosofia do estado do Paraná. A obra é um convite à reflexão a respeito da importância de se entender o estágio supervisionado em Filosofia como um dos momentos da formação pedagógica que não pode ser entendido apenas como algo burocrático na constituição identitária do futuro professor de filosofia. A obra aponta para a necessidade de um maior diálogo entre as licenciaturas e os professores de sala de aula do ensino médio que acolhem estagiários e contribuem para a formação das futuras gerações de professores.

Enfim, trata-se de uma obra que se insere no contexto de reflexão acerca da importância da formação pedagógica de professores de Filosofia com um recorte para a contribuição para o estágio supervisionado; outrossim, entendendo que a formação pedagógica do futuro professor de Filosofia do ensino médio deve também ser problematizada filosoficamente.