Perspectivas Dialéticas para o Ensino de Filosofia no Ensino Médio na Paraíba 

Kamyla Cabral dos Santos

Pós-graduanda em Direito (UFPB)

01/08/2024

Hélcia Macedo
Perspectivas Dialéticas para o Ensino de Filosofia no Ensino Médio na Paraíba | CCTA-UFPB, 2024.

Neste texto apresentamos uma breve resenha do livro “Perspectivas Dialéticas para o Ensino de Filosofia no Ensino Médio na Paraíba", escrito pela professora Hélcia Macedo de Carvalho Diniz e Silva e publicado no ano de 2024 pela Editora do CCTA, de João Pessoa/PB. Nesse sentido, o texto retoma aos estudos realizados pela a autora em 2003, no âmbito do Curso de Graduação em Filosofia pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), sendo, agora, atualizado e corroborado diante de uma longa experiência prática da docente nesse contexto de ensino. Além disso, o texto é enriquecido pela vivência de diversos outros professores de filosofia no ensino médio da Paraíba que são entrevistados pela autora, relatando o cotidiano e as preocupações experimentados com esse ensino, notadamente, são eles: Manuel Viana; Paulo Pires; Aluízio Lopes de Brito; Amazonina Teotônio de Farias Dantas; José Flávio da Silva e Maria de Lourdes Fernandes.

Ademais, pode-se dizer que o livro se divide em três notórias partes, sendo elas: 1ª A evolução histórica do ensino da filosofia nos colégios paraibanos; 2ª A análise da legislação acerca do ensino da matéria no nível secundário; 3ª As entrevistas realizadas com os professores citados sobre o ensino da filosofia.

Na primeira parte, estuda-se História da Paraíba ao constatar a evolução do ensino da filosofia no Estado, desde o período imperial, em 1683 (com a criação do colégio na casa de apoio da irmandade na cercania da cidade de Phillipea de Nossa Senhora das Neves), até a chegada da República. Já na segunda parte, são revisadas legislações sobre a temática, sendo que a ênfase desta pesquisa recai sobre a LDB, ao perceber a atenção disposta pela legislação para a efetiva aprendizagem dos assuntos básicos relativos à matéria filosófica. Por fim, na terceira parte, as entrevistas com os professores de filosofia recheiam a discussão ao trazer a prática desse ensino para a discussão, relatando, em especial, a importância de se aprender a matéria, bem como as limitações enfrentadas por esses docentes na busca pela inclusão dos alunos no mundo do conhecimento filosófico.

Cabe ressaltar, também, que o texto traz ao debate de forma inovadora algumas preocupações no ensino da filosofia no contexto específico do ensino médio no estado brasileiro da Paraíba ao utilizar a dialética como ferramenta central. A dialética, como método de investigação filosófica, é explorada ao longo do texto como uma maneira de promover o pensamento crítico entre os estudantes. A autora demonstra, inclusive por meio de transcrições de aulas, que, ao invés de apresentar a filosofia como um conjunto estático de teorias e pensadores, é fundamental engajar os alunos em um processo ativo de questionamento e reflexão, ao confrontar e transformar diferentes ideias e concepções. Nesse sentido, destaca a autora a necessidade de adaptação do currículo formal às realidades socioeconômicas e culturais dos estudantes para que a educação se torne mais significativa para os jovens estudantes, proporcionando, ainda, uma conexão direta entre os conceitos filosóficos discutidos em sala de aula e suas aplicações no mundo real. 

A escrita da Dra. Hélcia Macedo é clara e acessível, tornando o livro não apenas uma leitura obrigatória para educadores e pesquisadores interessados em filosofia da educação, mas também um recurso valioso para todos os que buscam repensar e revitalizar o ensino de filosofia em contextos educacionais diversos.

Em suma, "Perspectivas Dialéticas para o Ensino de Filosofia no Ensino Médio na Paraíba" não apenas oferece uma crítica profunda ao estado atual do ensino de filosofia, mas também apresenta uma visão provocativa e inspiradora para seu futuro. É um livro que estimula o debate, abrindo novos horizontes para o pensamento educacional de ensino filosófico.